-
Arquitetos: Civic Architects, VDNDP
- Área: 13605 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Stijn Bollaert
O ITC - um símbolo sustentável para uma faculdade internacional. O ITC, Instituto Internacional de Ciências da Geoinformação, é uma faculdade destacada dentro da Universidade de Twente. Estudantes que buscam mestrado e doutorado, juntamente com pesquisadores de todo o mundo, se reúnem em Enschede para explorar soluções sustentáveis. Esta faculdade atua como um local de encontro e ícone sustentável. O prédio é projetado pelos arquitetos Civic, VDNDP, Studio Groen+Schild e DS Landscape Architects e oferece salas de aula, laboratórios, um centro de estudos, escritórios, um restaurante e três jardins internos em uma estrutura de 13.605m².
A faculdade optou pela transformação de 'Langezijds', um antigo laboratório construído em 1972, em vez de uma nova construção. A estrutura existente possui dimensões notáveis, com um comprimento extremo de 220 metros e uma profundidade de 38 metros, apresentando um térreo baixo e um andar superior alto. O novo projeto adapta efetivamente a estrutura para seu propósito com uma única intervenção. Quatro átrios, esculpidos na estrutura, fornecem vegetação, ar fresco e luz natural.
A edificação está situada na propriedade de Drienerlo, um belo campus com prédios modernistas em uma paisagem verde. O projeto do ITC integra arquitetura e paisagem. Os átrios conectam o interior com o exterior. Eles contêm jardins que formam habitats para flora e fauna, contribuindo para um ar limpo e um local de trabalho livre de estresse. A paisagem é generosa, com plantas e árvores enraizadas em mais de um metro de solo, criando pequenos ecossistemas. Um dos átrios serve como a nova entrada no centro do prédio. Aqui, a fachada recua, a paisagem se dobra para dentro e as árvores crescem na edificação.
A edificação simboliza a missão global de sustentabilidade do ITC. A arquitetura segue o clima, com a preservação da estrutura "brutalista" no seu núcleo. Os escritórios, com uma temperatura estável, estão localizados no térreo mais fresco, e os espaços educacionais maiores estão no andar superior. Persianas reutilizadas no lado sul evitam o superaquecimento no verão. Os sistemas mecânicos do prédio para ambos os andares são consolidados abaixo do piso elevado, mantendo o teto de concreto original visível e maximizando a altura livre do térreo sem dutos adicionais. O ar fresco é naturalmente exaurido pelos átrios, que funcionam como os pulmões verdes do prédio.
O conceito de interação é central para a organização do volume; entre escritórios, salas e entre pesquisa e educação. É por isso que o prédio possui um "Coração Social" no hall de entrada, onde todos se encontram. Os departamentos científicos estão agrupados ao redor dos átrios, garantindo que todos os espaços no prédio tenham vista para a paisagem. Salas de aula, escritórios, laboratórios e áreas de estudo estão intercalados, permitindo que professores, estudantes e pesquisadores se reúnam nos pátios internos. O nível inferior fornece espaços para concentração e salas menores, enquanto o nível superior acomoda espaços maiores com mais dinamismo.
A arquitetura abraça a estrutura existente. O esqueleto de concreto e aço é visível, incluindo suas imperfeições e sinais de uso. Cortes de serra revelam onde os pisos antes existiam, colunas antigas permanecem como ruínas nos átrios. Fachadas de carvalho e pisos de bambu introduzem calor. Os materiais são robustos e os detalhes são refinados. Não é utilizada tinta. A construção está finalizada; esse é o princípio orientador. Antigo e novo, paredes e escadas, luminárias e sprinklers - tudo é projetado em uma malha de 1550mm. A fachada contrasta com a arquitetura original em um térreo de concreto e um andar superior de vidro. Molduras de madeira indicam claramente o novo propósito do prédio que fornece ao ITC um palco sustentável para mostrar quem eles são e pelo que eles lutam.